Arrolamento de bens no imóvel gera impedimento para a formalização da CPR?

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter

O Arrolamento de bens corresponde à averbação promovida pela Receita Federal junto às matrículas de imóveis cujos proprietários possuem algum passivo fiscal.

Objetiva-se, assim, o acompanhamento do patrimônio do devedor, passível de ser indicado como garantia de crédito tributário e a representação para a propositura de medida cautelar fiscal, visando-se, finalmente, evitar-se a fraude à execução.

O arrolamento não impede a alienação, oneração ou a transferência dos respectivos bens ou direitos, ou seja, caso o proprietário queira, ele poderá até mesmo alienar o bem, desde que comunique a Receita Federal sobre o destino que o dará, conforme previsto no artigo 8º da Instrução Normativa RFB nº 1565, de 11 de maio de 2015.

Nesse sentido, em casos onde a matrícula do local de formação da lavoura possua averbação de arrolamento de bens, não há impeditivos para que se formalize CPR, seja com garantia sobre a commodity, ou mesmo que recaia sobre o imóvel (a exemplo da hipoteca ou alienação fiduciária), vez que é permitido ao proprietário onerar o bem arrolado, não trazendo riscos à validade da garantia em questão.

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR ESSAS PUBLICAÇÕES

Impactos da Lei 14.905/24 na Correção Monetária de Débitos Trabalhistas

A Lei 14.905/24 alterou significativamente os critérios de correção
monetária para débitos trabalhistas, em conformidade com a Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC) 58 e a jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Entenda como essas mudanças afetam o provisionamento de passivos trabalhistas e a importância de uma gestão financeira estratégica para as empresas.

Leia mais

Descumprimento de contratos futuros e cobrança judicial

No agronegócio, é comum a negociação de commodities através de contratos futuros, nos quais os produtores comercializam safras que serão produzidas, fixando previamente o preço de venda. Caso o produtor descumpra a obrigação de entrega do produto, deverão ser verificadas algumas informações para o início da Recuperação de Crédito.

Leia mais

Citação em Ações de Cobrança: Como Vencer as Dificuldades e Acelerar o Processo?

A citação do devedor é um dos principais desafios nas ações de cobrança, especialmente quando há manobras para dificultar sua localização. Manter uma base cadastral completa, utilizar citações eletrônicas e recorrer a investigação patrimonial são estratégias essenciais para agilizar a citação de devedores e aumentar a efetividade na recuperação de crédito.

Leia mais