STF entende que normas coletivas restritivas de alguns direitos trabalhistas são válidas

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter

Recentemente, o Supremo Tribunal Federal (STF) proferiu mais uma decisão de extrema relevância para o direito coletivo do trabalho, ao entender que o acordado deverá prevalecer sobre o legislado, desde que não haja redução de direitos trabalhistas previstos constitucionalmente e que sejam mantidos os direitos civilizatórios dos trabalhadores, o que, portanto, poderá causar grande impacto nas negociações coletivas envolvendo as classes empresariais e profissionais.  

Entretanto, para entender o que tal decisão representa de fato, se faz necessário o correto entendimento sobre a polêmica decisão do STF.  

Primeiramente, esclarece-se que o caso julgado pelo STF se trata de um Recurso Extraordinário com Agravo (ARE nº 1121633) interposto pela Mineração Serra Grande S.A nos autos da reclamação trabalhista de nº. 0000967-13.2014.5.18.0201, cujo tema principal (repercussão geral) versava sobre a validade ou não de norma coletiva de trabalho que limita ou restringe direito trabalhista não assegurado constitucionalmente.  

Destaca-se que a discussão em sede da reclamação trabalhista supracitada se referia à validade ou não de cláusula coletiva contida em Acordo Coletivo firmado entre a Mineradora e o Sindicato dos trabalhadores da categoria, que previa a inexistência do dever de pagar por horas extras oriundas do tempo gasto entre a residência do trabalhador e o efetivo local de prestação de serviços, mesmo diante do fornecimento de transporte por parte da empregadora.  

A decisão que originou a interposição do Recurso Extraordinário ao STF por parte da Mineradora foi proferida pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), que declarou inválida a referida cláusula, sob o argumento de que o local de prestação de serviços era de difícil acesso e que não havia transporte público regular para atender as jornadas de trabalho dos respectivos trabalhadores, nos termos do artigo 58 da Consolidação das Leis do Trabalho aplicável à época do efetivo contrato de trabalho entre empregadora e empregado.  

Assim, ao interpor o Recurso Extraordinário, a Mineradora se utilizou da tese de que a decisão do TST teria afrontado diretamente a previsão expressa contida no artigo 620 da CLT, introduzido pela Reforma Trabalhista de 2017, de que o acordado prevalece sobre o legislado.  

Foi com base nesse contexto, que o STF julgou o referido Recurso Extraordinário e entendeu que é possível, sim, haver negociação entre empresas, ainda que representadas por Sindicatos, e os respectivos Sindicatos representantes dos trabalhadores, acerca de redução ou limitação de direitos trabalhistas, desde que não se refiram a direitos garantidos expressamente pela Constituição Federal e, assim, não retirem as garantias mínimas civilizatórias dos empregados. 

Importante esclarecer que tal decisão é de suma importância, pois tem caráter vinculante, isto é, todos os demais Tribunais trabalhistas deverão seguir a tese fixada pelo STF, que assim dispõe: “São constitucionais os acordos e as convenções coletivas que, ao considerarem a adequação setorial negociada, pactuam limitações ou afastamentos de direitos trabalhaistas, independentemente da explicação especificada de vantagens compensatórias, desde que respeitados os direitos absolutamente indisponíveis”.  

Diante dessas ponderações, é necessário pontuar o fato de que a referida decisão do STF somente poderá ser aplicada quando se tratar de normas coletivas que envolvam negociações de direitos trabalhistas não garantidos expressamente pela Constituição Federal ou por Acordos e Tratados Internacionais de Trabalho na qual o Brasil seja signatário.  

Assim, os direitos considerados constitucionais, tais como, mas não se limitando a: irredutibilidade salarial, 13º salário, remuneração do trabalho noturno superior à hora do diurno, repouso semanal remunerado, preferencialmente aos domingos, férias remuneradas com 1/3 constitucional, dentre outros, continuam não podendo sofrer qualquer tipo de limitação ou redução, quando da ocorrência das negociações coletivas envolvendo as partes interessadas.  

Ainda que com esta ressalva constitucional, é importante destacar que a referida decisão do STF abriu as portas às empresas para negociações coletivas com os respectivos Sindicatos profissionais envolvendo limitação e redução de diversos direitos dos trabalhadores previstos em lei de caráter não constitucional, desde que respeitadas as condições mínimas de cidadania dos trabalhadores.  

Portanto, o posicionamento final do STF acerca da prevalência do acordado sobre o negociado, nas condições supracitadas, fortalece ainda mais a importância das negociações coletivas entre categorias profissionais e econômicas, o que se faz com o envolvimento, inclusive, de corpo jurídico especializado em direito coletivo e sindical, com o objetivo de se estabelecer as principais regras que terão validade sobre um determinado grupo de trabalhadores e empregadores.

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR ESSAS PUBLICAÇÕES

A COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS POSTERGA PRAZOS PREVISTOS NO NOVO MARCO REGULATÓRIO DOS FUNDOS DE INVESTIMENTO

A Comissão de Valores Mobiliários – CVM editou a Resolução CVM nº 200, com vigência desde março de 2024, para (i.) prorrogar os prazos de adequação dos fundos em funcionamento ao regramento da Resolução CVM nº 175 (Marco Regulatório dos Fundos de Investimento) e (ii.) atualizou as normas relativas à possibilidade dos FII e Fiagros ofertarem ativos em garantia de operações, conforme passou a permitir a Lei 8.668/93.

Leia mais

Reforma Tributária – O que mudou?

A reforma tributária foi promulgada por meio da Emenda Constitucional nº 132 em 20 de dezembro de 2023, com o objetivo de simplificar a cobrança dos tributos sobre o consumo, convertendo o ICMS e ISS em um novo tributo denominado IBS, assim como o PIS, Cofins na CBS.

Ou seja, serão extintos os tributos atuais (PIS, Cofins, ICMS e ISS) com a criação de dois tributos novos (CBS e IBS), criando-se o IVA dual.

Leia mais