STJ decide que embargos de terceiros não podem ser utilizados para pedido cumulativo de danos morais

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter

A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve a decisão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul que não conheceu do pedido de indenização por danos morais feito nos embargos de terceiro, por entender ser contrária à finalidade da medida judicial buscada no processo.

A parte embargante defendeu no recurso especial que a cumulação do pedido de dano moral assume o caráter ordinário no processo de embargos de terceiro, sendo, portanto, viável a realização de pedidos distintos, nos termos do artigo 327, parágrafo 2º, do Código de Processo Civil.

Para o ministro Marco Aurélio Bellizze, o Código de Processo Civil é claro em limitar a hipótese de embargos de terceiro para caso específico de constrição judicial indevida, em que a parte prejudicada ingressa com o pedido de reconhecimento do domínio, da manutenção da posse ou da reintegração definitiva do bem.

Frisou-se que os embargos de terceiro têm como objetivo exonerar a constrição judicial injusta sobre determinado bem de titularidade da pessoa que não possua qualquer relação com o processo relacionado. Dessa forma, se discute apenas se a constrição deve permanecer sobre o bem ou não.

Destacou-se que: “A sua análise limita-se tão somente ao exame da legalidade do ato judicial que culminou na constrição ou ameaça de constrição sobre bens de terceiro, não possuindo, assim, natureza condenatória, razão pela qual afigura-se impossível a cumulação de pedido de condenação do réu ao pagamento de danos morais, como pretende a recorrente”.

Ao final, apontou que a cumulação do pedido de danos morais nos embargos de terceiro, além de ser inadmissível, pois dependeria de condenação da parte em dano moral, ainda, acarretaria tumulto processual tirando a celeridade do procedimento dos embargos de terceiro, indo até mesmo em contradição com a norma processual civil.

Fonte: https://www.stj.jus.br/sites/portalp/Paginas/Comunicacao/Noticias/09082021-Embargos-de-terceiros-nao-podem-ser-utilizados-para-pedido-cumulativo-de-danos-morais–decide-Terceira-Turma.aspx

STJ processo nº 0002964-32.2013.8.21.0007, REsp 1703707 RS, Terceira Turma, relator Marco Aurélio Bellizze, DJE em 28.05.2021.

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR ESSAS PUBLICAÇÕES

A COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS POSTERGA PRAZOS PREVISTOS NO NOVO MARCO REGULATÓRIO DOS FUNDOS DE INVESTIMENTO

A Comissão de Valores Mobiliários – CVM editou a Resolução CVM nº 200, com vigência desde março de 2024, para (i.) prorrogar os prazos de adequação dos fundos em funcionamento ao regramento da Resolução CVM nº 175 (Marco Regulatório dos Fundos de Investimento) e (ii.) atualizou as normas relativas à possibilidade dos FII e Fiagros ofertarem ativos em garantia de operações, conforme passou a permitir a Lei 8.668/93.

Leia mais

Reforma Tributária – O que mudou?

A reforma tributária foi promulgada por meio da Emenda Constitucional nº 132 em 20 de dezembro de 2023, com o objetivo de simplificar a cobrança dos tributos sobre o consumo, convertendo o ICMS e ISS em um novo tributo denominado IBS, assim como o PIS, Cofins na CBS.

Ou seja, serão extintos os tributos atuais (PIS, Cofins, ICMS e ISS) com a criação de dois tributos novos (CBS e IBS), criando-se o IVA dual.

Leia mais