Empregada gestante deve ser afastada do trabalho presencial durante a pandemia, define Lei 14.151/2021

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter

A Lei 14.151/2021, que dispõe sobre o afastamento da empregada gestante das atividades laborais presenciais durante todo o período emergencial decorrente da disseminação da COVID-19 no Brasil, foi publicada no último dia 13 de maio, e apesar de não retroagir, possui vigência imediata. 

A referida lei é curta e grossa ao dispor que a empregada gestante, sem trazer qualquer tipo de exceção à regra, deverá executar as funções laborais sob a luz de alguma modalidade de trabalho a distância, independentemente de qual modelo efetivamente adotado pelo empregador (home office, teletrabalho, etc), e sem sofrer qualquer tipo de prejuízo em sua remuneração habitual. 

Como não trouxe qualquer tipo de diferenciação, a referida lei permite a interpretação de que é aplicável a todas as mulheres grávidas que possuem contratos de trabalho ativos, seja no âmbito doméstico, urbano ou comercial, independente se na modalidade temporária, intermitente, por prazo determinado ou indeterminado. Assim, entende-se que não há a aplicabilidade às funcionárias públicas, exercentes de cargos de confianças, bem como às diaristas ou profissionais autônomas, haja vista a inexistência de relações formais de emprego. 

Do mesmo modo, podemos concluir que não há que se falar em sua respectiva aplicabilidade às mulheres que já deram à luz, ainda que há pouco tempo, às lactantes, mães adotivas, entre outras, uma vez que a intenção da lei é proteção à vida da mulher grávida e ao próprio feto.

Assim, a referida lei deverá ser observada apenas e tão somente naqueles casos em que a mulher grávida não puder efetivamente exercer as atividades laborais fora das dependências físicas da empresa, isto é, que não puder ser realocada para o trabalho a distância. Portanto, não se vedou a execução do trabalho, e sim à exposição acentuada aos riscos de contração da COVID-19, nos casos em que há necessidade de comparecimento presencial para o cumprimento do contrato de trabalho. 

Contudo, a lei não fez menção acerca do responsável pela manutenção da remuneração da empregada. Diante desta lacuna, indaga-se: este custo é de responsabilidade total do empregador, mesmo estando ele, possivelmente, acometido pelos reflexos econômicos que a disseminação do coronavírus trouxe a quase todos os setores da economia brasileira ou deverá ser custeado pelo Governo Federal? 

De uma breve análise do arcabouço jurídico trabalhista brasileiro, entende-se que a gravidez não pode, sem lei que ampare a ideia, ser comparada à doença, motivo pelo qual não há que se falar em auxílio-previdenciário. 

Em sequência, pode se comparar a utilização de transporte público para deslocamento entre residência-local de trabalho e vice-versa e a execução de trabalho presencial com possível aglomeração ou contato com outros colaboradores, clientes, fornecedores, entre outras pessoas, que podem ou não ser assintomáticas da COVID-19, à condição de trabalho insalubre? Se a resposta for sim, as empresas poderiam se utilizar da previsão contida no artigo 394-A, parágrafo terceiro, da CLT e, assim, afastar estas empregadas com o fundamento de que a União deverá efetuar o pagamento de salário-maternidade? 

Entendemos que, uma vez que o afastamento da gestante decorre da exposição ao risco acentuado a sua própria condição, o que poderia culminar numa gravidez de risco, haveria fundamento para se pleitear o salário-maternidade, nos termos acima dispostos. Entretanto, diante da total inércia e silêncio do legislativo, tal solução não pode e nem deve ser aplicada pelas empresas. 

Assim, enquanto nada é publicado para cobrir tal inércia, diante da impossibilidade absoluta de adoção do trabalho à distância, a sugestão é que o empregador se utilize de algumas das medidas permitidas pela Medida Provisória 1.046/2021, editada para auxiliar os empregadores durante este momento de instabilidade ocasionado pela pandemia, isto é, antecipação de férias e feriados; utilização de banco de horas e até mesmo a suspensão contratual, para que a empregada receba uma parte de seus proventos através do auxílio emergencial, e o restante seja complementado pelo empregador.

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR ESSAS PUBLICAÇÕES

5ª EDIÇÃO DO BOLETIM CVM DO AGRONEGÓCIO – DEZEMBRO/2023

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) publicou, no dia 01 de abril de 2024, a 5ª Edição do Boletim CVM Agronegócio, com data base de dezembro/2023, elaborado pela Superintendência de Securitização e Agronegócio (SSE). O Boletim é disponibilizado trimestralmente e composto por informações quantitativas com relação aos instrumentos de financiamento do Agronegócio utilizados pelo mercado de capitais e financeiro, particularmente Fiagros e CRA.

Leia mais

A COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS POSTERGA PRAZOS PREVISTOS NO NOVO MARCO REGULATÓRIO DOS FUNDOS DE INVESTIMENTO

A Comissão de Valores Mobiliários – CVM editou a Resolução CVM nº 200, com vigência desde março de 2024, para (i.) prorrogar os prazos de adequação dos fundos em funcionamento ao regramento da Resolução CVM nº 175 (Marco Regulatório dos Fundos de Investimento) e (ii.) atualizou as normas relativas à possibilidade dos FII e Fiagros ofertarem ativos em garantia de operações, conforme passou a permitir a Lei 8.668/93.

Leia mais

Reforma Tributária – O que mudou?

A reforma tributária foi promulgada por meio da Emenda Constitucional nº 132 em 20 de dezembro de 2023, com o objetivo de simplificar a cobrança dos tributos sobre o consumo, convertendo o ICMS e ISS em um novo tributo denominado IBS, assim como o PIS, Cofins na CBS.

Ou seja, serão extintos os tributos atuais (PIS, Cofins, ICMS e ISS) com a criação de dois tributos novos (CBS e IBS), criando-se o IVA dual.

Leia mais