STF implanta última etapa de projeto para automatizar recebimento de recursos

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter

Em mais um capítulo da digitalização do judiciário, o Supremo Tribunal Federal implanta última etapa do projeto de automatização no recebimento de recursos. 

O STF está na reta final de implementação do projeto Juízo de Admissibilidade. A iniciativa, visa otimizar a fase de análise de admissibilidade dos recursos racionalizando o exame das peças processuais impetradas.

Com o novo sistema, a Presidência do STF passa a analisar de forma automatizada a admissibilidade de 100% dos recursos extraordinários ingressantes na Corte, consolidando a interação judiciário/inteligência artificial e contribuindo para o aprimoramento dos julgamentos. Não ingressarão no fluxo do projeto os processos eleitorais, definidos pela Corte como excepcionais.

De início, é esperado que a medida traga uma redução expressiva do número Recursos Extraordinários (RE) e Recursos Extraordinários com Agravo (ARE), que não serão mais distribuídos diretamente aos gabinetes dos ministros. A medida, ainda, é importante e contribui para o processo de automatização do judiciário em geral.

A conclusão e implementação desse sistema representa o ingresso e consolidação da tecnologia no judiciário brasileiro, tendo como um dos pilares a efetiva transformação do Supremo em uma Corte Constitucional 100% digital, feito que certamente cascateará exemplarmente ao restante dos tribunais.

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR ESSAS PUBLICAÇÕES

Impactos da Lei 14.905/24 na Correção Monetária de Débitos Trabalhistas

A Lei 14.905/24 alterou significativamente os critérios de correção
monetária para débitos trabalhistas, em conformidade com a Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC) 58 e a jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Entenda como essas mudanças afetam o provisionamento de passivos trabalhistas e a importância de uma gestão financeira estratégica para as empresas.

Leia mais

Descumprimento de contratos futuros e cobrança judicial

No agronegócio, é comum a negociação de commodities através de contratos futuros, nos quais os produtores comercializam safras que serão produzidas, fixando previamente o preço de venda. Caso o produtor descumpra a obrigação de entrega do produto, deverão ser verificadas algumas informações para o início da Recuperação de Crédito.

Leia mais

Citação em Ações de Cobrança: Como Vencer as Dificuldades e Acelerar o Processo?

A citação do devedor é um dos principais desafios nas ações de cobrança, especialmente quando há manobras para dificultar sua localização. Manter uma base cadastral completa, utilizar citações eletrônicas e recorrer a investigação patrimonial são estratégias essenciais para agilizar a citação de devedores e aumentar a efetividade na recuperação de crédito.

Leia mais