A necessidade de assinatura digital na CPR

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter

Com as recentes alterações legislativas , muito tem-se falado sobre títulos digitais e eletrônicos e sobre a assinatura dos mesmos, a CPR não está afastada dessa discussão.

Por que precisamos coletar assinaturas digitais nas Garantias? Por que não podemos apenas colocar no assinador digital sem a necessidade do ICP?

Apesar da lei trazer que a assinatura da CPR pode ser feita de forma eletrônica (art. 3º, VIII da Lei 8.929), devemos levar em conta a Lei 14063/20, que regulamenta o uso de assinatura eletrônicas entre entes públicos e diz que a as assinaturas de documentos de maior complexidade devem ser realizadas por meio de assinatura eletrônica qualificada, vai certificado ICP.

Sabemos que a CPR com garantia constituída deverá ser registrada no cartório competente, um ente público e portanto dentre das exigências desta nova legislação.

Mas por que não podemos considerar a Lei da CPR e sim a Lei 14063/20? Ocorre o que chamamos de antinomia, que é quando duas normas falam sobre a mesma coisa, mas como sabemos qual a certa?

Devemos prestar atenção em três coisas: a hierarquia, a cronologia e a especialidade. Neste caso específico o critério utilizado é o da cronologia, que diz que a Lei mais recente prevalece sobre a lei mais antiga que trate do mesmo tema, no caso a forma de assinatura.

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR ESSAS PUBLICAÇÕES

A COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS POSTERGA PRAZOS PREVISTOS NO NOVO MARCO REGULATÓRIO DOS FUNDOS DE INVESTIMENTO

A Comissão de Valores Mobiliários – CVM editou a Resolução CVM nº 200, com vigência desde março de 2024, para (i.) prorrogar os prazos de adequação dos fundos em funcionamento ao regramento da Resolução CVM nº 175 (Marco Regulatório dos Fundos de Investimento) e (ii.) atualizou as normas relativas à possibilidade dos FII e Fiagros ofertarem ativos em garantia de operações, conforme passou a permitir a Lei 8.668/93.

Leia mais

Reforma Tributária – O que mudou?

A reforma tributária foi promulgada por meio da Emenda Constitucional nº 132 em 20 de dezembro de 2023, com o objetivo de simplificar a cobrança dos tributos sobre o consumo, convertendo o ICMS e ISS em um novo tributo denominado IBS, assim como o PIS, Cofins na CBS.

Ou seja, serão extintos os tributos atuais (PIS, Cofins, ICMS e ISS) com a criação de dois tributos novos (CBS e IBS), criando-se o IVA dual.

Leia mais