Novidades sobre a CPR registrada ou depositada por entidade autorizada pelo BACEN!

Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter

Em sessão realizada em 15/12/2020, a Diretoria Colegiada do BACEN, editou a Resolução BCB nº 52 de 16/12/2020, dispondo sobre disponibilização de informações sobre as CPRs registradas ou depositadas em entidades por ele autorizado.

A partir de 01 de julho de 2021 as entidades registradoras e depositárias serão obrigadas a disponibilizar consulta online a terceiros e demais interessados sobre informações relativas as CPRs.

Importante ressaltar que, a consulta às informações só será possível se houver autorização expressa do emitente outorgada ao terceiro e demais interessados.

Determinou-se ainda que as entidades devem fornecer os dados básicos e atualizados, tais como: i) qualificação do emissor; ii) data de emissão, entrega e vencimento; iii) forma e condição de liquidação; iv) condições da entrega; v) quantidade do produto; vi) identificação e descrição das garantias; e vii) os critérios adotados para obtenção do valor de liquidação da cédula.

Por fim, garantiu que seja dado tratamento equitativo e sem distinção ou priorização entre participantes diretos e entidades registradoras ou depositárias centrais no que diz respeito ao acesso e disponibilização das informações das CPRs.

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR ESSAS PUBLICAÇÕES

Projetos sociais

Projetos sociais nas empresas: impactos e alternativas de regulamentação

Muitas empresas exercem ou querem exercer ações sociais de cunho filantrópico, utilizando dos seus próprios serviços e produtos para irem além dos aspectos econômicos, com projetos que beneficiam o meio ambiente, agricultores e trabalhadores rurais e que impactam diretamente comunidades e instituições que necessitam de amparo.
Contudo, apesar das práticas sociais estarem ligadas aos valores de determinadas empresas, a sua estruturação requer bastante cautela e apoio jurídico para que não haja impactos trabalhistas, empresariais e tributários que possam, muitas vezes, desacelerar ou até mesmo impossibilitar esse compromisso com a sociedade.

Leia mais
Marco Legal

Câmara aprova MP que cria marco legal da securitização

Foi aprovada pela Câmara dos Deputados no dia 15 de junho de 2022, a medida provisória editada em março pelo governo federal que cria, atualiza e define regras para securitização dos direitos creditórios (conversão de créditos a receber em títulos a serem comercializados) e, também, cria a Letra de Risco de Seguro.

Leia mais